quarta-feira, 9 de abril de 2014

Conferência da AIATSIS

A conferência de comemoração de 50 anos da AIATSIS começou com a encenação da cerimônia fúnebre Lorrkkon, do Northern Territory, que foi realizada pela primeira vez fora das terras tradicionais.


O evento aconteceu em um parque no centro de Canberra, com diversos dançarinos e músicos. A cerimônia foi realizada originalmente em 2005, 3 anos após a morte de Bill Neidjie, o último falante da língua Gagudju do Parque Nacional Kakadu. Seguindo a tradição do povo, o corpo do ancião foi enrolado em casca de árvore após ser tratado com ocre, e deixado sobre uma plataforma durante 3 anos. Depois desse período, a cerimônia Lorrkkon foi realizada, em que os ossos do ancião foram levados para uma caverna sagrada para que o espírito do velho mantenha-se conectado com sua terra natal. 





A cerimônia original foi filmada e projetada em telões, e o filme foi depositado na AIATSIS pela família de Bill.




















A conferência da AIATSIS começou no dia seguinte. Foi uma conferência grande, com 5 sessões paralelas abordando diversas áreas de pesquisa relacionadas aos povos aborígenes. Esta foi a programação do evento:


http://www.aiatsis.gov.au/_files/conferences/13_016_conference_program_aiatsis_national_indigenous_studies_conference_web.pdf



Bruna apresentou o trabalho "Ritual discourse, historical narratives, culturally built identities and landscapes in a Southern Amazonian society" sobre como o discurso do chefe, um gênero ameaçado do Alto Xingu, e as recentes descobertas arqueológicas na região colaboram para contar a geo-história xinguana.







Eu e Rafael falamos sobre o PRODOCLIN, enfatizando a participação ativa dos pesquisadores indígenas em cada projeto e ilustrando com produtos e atividades desenvolvidas nos projetos Yawanawá e Kĩsêdjê.








Além das apresentações, havia diversos stands de organizações não-governamentais e artistas.
























Stands do Indigenous Law Centre, Aboriginal Studies Press e Kemarre Arts.













Rafael falando sobre nosso trabalho na rádio aborígene Koori.

Um comentário: